Instituto Museu do Nordeste Barão de Jeremoabo - A sede

A Sede

O Museu

A Sede

O sobrado em estilo neoclássico, construído por Cícero Dantas Martins, Barão de Jeremoabo, detém precioso acervo museológico dos séculos XVIII ao XX. Tombado em 1994 pelo IPAC, foi restaurado parcialmente em 2011, tendo se tornado a sede do Instituto Museu do Nordeste Barão de Jeremoabo.

Sua construção iniciou-se em 1888 e foi finalizada seis anos depois, no ano de sua inauguração, em 10 de março de 1894, contando com a presença da família do barão e de representantes políticos e da sociedade de quase todos os municípios do sertão da Bahia, além de personalidades vindas das cidades do Recôncavo e de Salvador. No segundo andar do palacete foi construída uma capela, cujo padroeiro foi Santo Antônio, em homenagem à antiga denominação do engenho, que desde a sua fundação se chamava Santo Antônio do Camuciatá. Nesta capela, às dez horas da manhã, o cônego Antônio Agripino da Silva Borges, auxiliado por mais dois vigários, fez a benção das imagens existentes no altar, e ato contínuo benzeu o palacete, celebrando logo após, uma missa. A atual sede foi construída quase no mesmo local onde o capitão-mor João D’Antas dos Imperiais Itapicuru edificou o primitivo sobrado.

O imóvel possui elevado valor arquitetônico e seu rico acervo é composto de mobiliário antigo, arte sacra, louças, pratarias, quadros, objetos de arte decorativa e indumentárias, datados dos séculos XVIII e XIX. O prédio, projetado pelo engenheiro baiano José Ramos, construção supervisionada pelo artista Pedro de Alcântara dos Santos, lembra, em conjunto com as senzalas e casinhas do entorno, uma pequena vila Toscana, com hall central e planta simétrica. No andar superior estão salas, quartos e capela com imagens barrocas e, no inferior, sala de jantar, quartos, cozinha e escada em jacarandá. Cristais, lustres, retratos a óleo, jarras, bacias e utensílios de louça portuguesa completam o acervo, além de livros em francês e português, documentos, cartas, mapas e selos.

O sítio histórico, onde está localizado o sobrado, pertenceu à famosa Casa da Torre e foi uma das sedes da luta pela independência da Bahia, no município de Itapicuru, a 227 km de Salvador e a cerca de 9,4 km da sede do município.

Crédito:
Foto Vista da cidade de Itapicuru: http://www.findglocal.com/BR/Itapicuru/214151372062004/Itapicuru-em-Debate